Hoje, para falarmos em longevidade, falaremos dos nossos hábitos de vida, hábitos estes que interferem diretamente na nossa qualidade de vida. Antigamente achávamos que estávamos fadados a genética transmitida pelos nossos pais, porém hoje já se sabe que a epigenética tem predomínio sobre a genética, ou seja, nós conseguimos alterar nossa genética, a expressão de nossos genes, de acordo com nossos hábitos de vida.

Vamos falar aqui de hábitos simples e escolhas que afetam diretamente na nossa longevidade.

1. Alimentação e ingesta hídrica – descascar mais e abrir menos. Evitar alimentos processados., comer alimentos in natura. Cozinhar com muito pouco óleo, evitar temperos à base de glutamato. Abusar dos temperos naturais: cebola, alho, salsa ou mesmo dos desidratados. Evitar tomar líquido durante as refeições. Tomar água entre as refeições – de 2 a 3 litros, conforme seu peso. Uma dica prática e fácil é observar a cor da urina, ela deve ser um amarelo claro para translúcida.

2. Realização de exercício físico – é necessário nos movimentarmos, pelo menos 3 a 4 x por semana, de 40 a 50 minutos. Ande, corra, nade, frequente uma academia, procure um exercício que te dê prazer.

3. Sono - como já discutido anteriormente. Durma cedo, acorde cedo.

4. Gestão do stress – é muito importante sabermos lidar com as adversidades do dia a dia. Um método comprovado cientificamente que nos ajuda é a meditação. A oração também é considerada um tipo de meditação. Ore, medite – existe aplicativos específicos, com meditação guiada. Tire 5 a 10 minutos do seu dia e preste atenção em sua respiração e realize a prática.

O nosso futuro está diretamente ligado ao que fazemos no nosso presente. Nós não envelheceremos com qualidade de vida se não cuidarmos de nós como um todo, mente, corpo e espírito. Comecemos pelo fácil, pelo rotineiro, pelo dia a dia.

Termino com uma dica de leitura: O poder do Hábito, de Charles Duhigg que explica como podemos treinar nossa mente para desenvolvermos hábitos saudáveis no nosso dia a dia.

Até a próxima!