O inverno esse ano está chegando mais cedo e com isso sabemos o quanto nossa alimentação muda, nós buscamos por comidas mais quentes, principalmente para mantermos aquecidos!
Diferentemente no verão, que nós temos um bom consumo de água e frutas (principalmente para refrescar), no inverno nós buscamos por comidas quentes e nessas buscas entram chocolates quentes, massas, cafés e capuccinos, vinhos, fondues, entre outras opções. Vale ressaltar, não devemos jamais nos privar de comer estes alimentos, o contexto que quero ressaltar aqui, é o consumo exacerbado desses alimentos excluindo ou diminuindo drasticamente o consumo de frutas, legumes e verduras.
Como forma de manter uma alimentação variada e rica em nutrientes, podemos buscar outros modos de preparo de alguns alimentos, assim eles ficarão apropriados para a temperatura e nós iremos conseguir manter o consumo mesmo nesse frio intenso.
Uma dica sobre o consumo de frutas é buscar por algumas preparações, como por exemplo mingau de banana ou maçã, além do mingau ser uma ótima refeição, por conter fibra proveniente de aveia. Outra dica também é deixar as frutas em temperatura ambiente ao invés de armazenar na geladeira, nesse frio elas se conservam por mais tempo, não tendo necessidade de temperatura inferior, como por exemplo da geladeira para o seu armazenamento.
Para legumes minha dica sempre vai nos refogados ou mesmo no cozimento, pois desse modo fica mais agradável consumir junto com a comida.
Outro ponto que devemos levar em consideração é o consumo de água, é comum neste inverno deixarmos o consumo de água de lado e só ingerir quando realmente está com muita sede, dando maior prioridade a bebidas quentes. O que acontece na maioria das vezes é que as bebidas quentes são adoçadas e possuem um valor calórico elevado, fazendo com que o indivíduo consuma mais calorias ao longo do dia dependendo do quanto ele vai ingerir dessas bebidas. Essa é, portanto, uma atenção especial que devemos ter, o consumo de chás auxiliam na ingestão de líquidos e auxiliam na hidratação, mas não devem ser a única forma de consumo de líquidos, principalmente se esse chá for adoçado. Gosto sempre de pedir aos meus pacientes para levar uma garrafa de água e ir tomando sempre que possível, pois assim é possível manter a hidratação.
Por isso a importância de mantermos uma alimentação bem variada e equilibrada.