Como fazer uma boa foto?
Essa é uma pergunta de US$ 1 milhão. Não é uma resposta fácil. Para clicar uma boa foto são necessários alguns requisitos: luz, equipamento, ângulo, olhar, enquadramento e muitas outras coisas. Pré e pós-produção.
Mas essa coluna não vai te ensinar a fotografar, mas, sim, te ajudar a olhar o mundo por outros ângulos, daí o nome, “História da Foto”.
A foto de hoje é corriqueira, mas desperta sentimentos muito diferentes dependendo de quem olha. A história dessa foto é bem simples. Eu estava passando por uma rua de Cerquilho, no Recanto das Rosas, e me deparei com essa árvore, florida, linda, céu azul, deixando pela rua uma camada que me parecia ouro. Não tive dúvidas, saí do carro e fiz a foto.
Na minha cabeça é lindo, mas nem todos pensam assim. Saindo de lá continuei o meu caminho e me deparei com outra árvore com efeito parecido, mas uma senhora brava estava varrendo a rua, e reclamando da “sujeira” que aquela árvore estava fazendo, aliás, ela dizia. “Todo dia é isso, essa árvore me dá muito trabalho”. Não adiantava nada eu tentar argumentar, para aquela senhora e para outras tantas pela nossa cidade uma árvore é sinônimo de sujeira, por mais que eu explique que a árvore está fazendo o que ela sabe fazer, e que aquela “sujeira” na verdade deixa a frente da casa dela mais bonita e que não precisaria varrer, pois os pássaros, o vento, a chuva, o tempo vão se encarregar de cuidar daquela situação.
Eu estou usando eufemismos aqui, o que eu realmente queria dizer é “Por favor pare agora de varrer, deixe que as pessoas vejam a beleza dessa árvore embelezar o asfalto e fazer esse lindo tapete”. Mas não pude, não há argumentos para quem não consegue ver beleza onde se vê apenas sujeira e lixo.
Eu moro longe dessa árvore, passei de carro e fui obrigado a fazer esse clique, para que mais pessoas pudessem ter o privilégio de ver algo tão especial, antes que alguém fizesse a crueldade de varrer esse lindo tapete.
Te convido, então, a fazer esse exercício, ver beleza nos mínimos detalhes de sua vida.
Siga essa coluna, constantemente uma foto nova, uma nova história, uma nova reflexão, te espero.