Desde 2010 eu visito o continente Africano, mais precisamente Moçambique e África do Sul, lá se foram 08 viagens. É sempre uma aventura de cores e sabores, riso e choro, alegria e tristeza, ou seja, um misto de emoções que exige um tempo de reflexão bem grande. Cada vez que volto tenho uma impressão de que lá é o meu lugar, mas quando chego volto ao Brasil, sei que aqui é minha casa. Sinto-me bem nos dois lugares, pra mim é fantástico.
Essa foto é muito curiosa e quebra muitos paradigmas e estigmas a respeito do continente mais pobre do nosso planeta, onde estão as 10 nações mais pobres do mundo. Quando se fala de África o que vem à mente é: pobreza, AIDS, choro, pranto e dor, mas essa foto é o oposto.
Esse é um lindo evento. No Brasil corresponderia a um Chá de Bebê. Quando nasce a criança ela fica em casa, ninguém da comunidade pode vê-la, sendo os cuidados exclusivos da família, até a queda do umbigo, após o quê é marcado este evento por nome de “TCHISSAÇA”. É literalmente uma festa. Vou tentar elencar os passos, caso você queira reproduzir por terras tupiniquins.
1º - Não seria necessário descrever o passo um, mas é preciso um recém-nascido.
2º - A criança fica em casa até a queda do umbigo, então é marcada a data para a “Tchissaça”.
3º - 02 dias antes começa o preparo do "Maheu" (bebida típica feita de milho branco fervido com açúcar). 01 dia para ferver e no outro é colocado o açúcar. No terceiro dia já pode ser servido.
4º - As pessoas levam presentes para a criança: roupas, fraldas, bacias, sabonetes e podem até dar dinheiro.
5º - Na Hora da festa, as mulheres entram na casa, fazem danças e orações pela criança e uma delas é escolhida pela família para trazer a criança para ser conhecida pela comunidade.
6º - Então começa uma sequência de danças, músicas e só festa.
7º - No caso de Evangélicos, como nós, a festa tem um momento de reflexão bíblica e orações.
8º - Logo após, uma pessoa é escolhida para fazer a oração final, as participantes colocam todos os presentes numa bacia durante uma música típica e a pessoa escolhida coloca a bacia na cabeça e faz a oração.
9º - Então é servido o “Maheu”. Eu, particularmente, não gostei muito dessa bebida, da última vez bebi apenas 04 copos.
Essa foto mostra bem as cores e a alegria do povo Moçambicano.
Espero ter te ajudado a perceber que a África é muito mais do que mostra a mídia.