Inauguradas em tempos de
pandemia, a novas lojas da Dengo, Natura e do grupo Fasano estão repletas de
experiência e exemplos de transformação do varejo que motivam os consumidores a
comprar off-line (presencial).
O que te motiva a ir a uma loja
física? O receio de comprar pela internet já não é mais uma resposta válida.
Por necessidade e urgência, os
consumidores descobriram o e-commerce e seu viés prático e seguro para fazer
compras. De forma inesperada, muitos negócios precisaram se reinventar como
única opção de sobrevivência.
Ainda à espera da vacina, muitos
consumidores já retomaram sua rotina de consumo e fica cada vez mais claro o
desejo por comprar pessoalmente - inclusive, como forma de entretenimento.
Nesse novo cenário, cabe a loja física, mais do que nunca, mostrar um propósito
para sua existência.
Novas experiências, lojas
prestadoras de serviços, atendimento de qualidade, personalização e espaços
instagramáveis surgem como diferenciais para trazer as pessoas para dentro da
loja.
Marca brasileira de chocolates
premium, a Dengo criou um novo conceito de loja chocolateria no país. As lojas
da Dengo foram projetadas com um conceito inovador – com base em madeira,
marcenaria sofisticada, piso rústico, iluminação quente e muito vidro,
lembrando a ambientação de uma joalheria. São as grandes vitrines de vidro que
expõem os chocolates como verdadeiras joias.
Focada em chocolates e cafés
especiais, a marca lançada em 2017, tem como bandeira a aproximação de produtor
e consumidor e só utiliza ingredientes nacionais, através de práticas
sustentáveis e valorização dos produtores locais - a Dengo afirma pagar até 70%
a mais do que o mercado para os produtores de cacau.
Com 19 lojas de shoppings em
quatro estados brasileiros, a Dengo lançou uma espécie de loja-conceito, na
avenida Faria Lima, em São Paulo, no fim de 2020. Seguindo o mesmo padrão de
produtos de alta qualidade, lojas bem decoradas e atendimento diferenciado, a
marca criou um novo espaço de 1,5 mil metros quadrados unindo as maiores
tendências quando falamos em varejo de experiência.
A proposta é estimular os cinco
sentidos de quem visita a loja de três andares com toda a linha de produtos da
marca, além de um andar dedicado ao food service, com cafés especiais, drinks
com cacau, sobremesas exclusivas e um cardápio inspirado na alta gastronomia
brasileira. A loja também oferece bombons de sabores exclusivos e a primeira
sorveteria da Dengo.
TUBULAÇÃO DE GRÃOS APARENTE PASSA POR TODA A LOJA
Máquinas mostram todo o processo
de produção dos chocolates e guiam alguns dos tours que acontecem com hora
marcada, em que é possível conhecer o passo a passo da transformação do cacau
no formato de chocolate que compramos - em diferentes tipos: nibs, bombons, arrase
outros, com direito a degustação. Em meio a esse tour, o visitante passa pela
clássica máquina de moagem cheia de chocolate derretido.
Seguindo esse clima de fábrica de
chocolate com uma loja bem interativa, a unidade da Faria Lima tem um espaço
dedicado às crianças com oficinas em que elas montam a sua própria barra de
chocolate. Adultos também podem participar. Funciona assim: o cliente escolhe
entre a barra de 40g ou 80g, entre R$ 28 e R$ 32, seleciona os toppings de uma
seleção de frutas secas e castanhas, escolhe o tipo de chocolate entre quatro
opções que variam em intensidade e até o formato da forma.
Enquanto o processo acontece e a
barra ganha um formato exclusivo, ainda é possível personalizar a embalagem com
uma foto ou mensagem, escolher cores, fitas e laços.
Há ainda uma “biblioteca do
chocolate”, espaço dedicado a livros e chocolates especiais de marcas parceiras
que também valorizam os pequenos produtores brasileiros. Seguindo a tendência
de loja experiência, a unidade também oferece workshops com hora marcada que
vão desde degustação e harmonização de chocolates com queijo e vinho até oficinas
infantis que ensinam, de forma lúdica, para as crianças como funciona o
processo de fabricação do chocolate.
A CURADORIA DA SELEZIONE FASANO
Depois de abrir 7 hotéis e 25
restaurantes, o Grupo Fasano deu vida a um projeto que tem a cara da marca: o
Selezione Fasano, um empório de 230 metros quadrados cheio produtos para todo
tipo de invenção gastronômica, no CJ Shops, na Rua Haddock Lobo, em São Paulo.
São 800 produtos com assinatura
Fasano, como, massas, molhos, azeites, vinhos e outras iguarias - uma curadoria
que também abrange uma linha de produtos para casa com peças que vão de velas,
mantas, pijamas, poltronas, mesinhas, e uma seleção de produtos já conhecidos
pelos hóspedes e clientes da rede, até itens inéditos - tudo inspirado no
estilo e identidade da marca.
EMPÓRIO FASANO TRAZ CURADORIA DE 800 PRODUTOS
A ideia é possibilitar que as
pessoas reproduzam em casa a experiência oferecida em seus estabelecimentos. Ou
seja, quem visitar o novo empório terá a sensação de estar entrando em um dos
lobbies dos hotéis da rede.
Materiais como madeiras, couro,
taipa e tijolos remetem a identidade da rede e criam um ambiente acolhedor e
convidativo para uma experiência inédita de compra. Com 20 metros de fachada
total e 6 metros de porta de entrada, a loja estampa grandes estantes modulares
e longas mesas com todos os produtos selecionados.
Uma vitrine especial para
exposição dos vinhos e geladeira ganham destaque na seção de alimentos e
bebidas. Grandes luminárias estão posicionadas na entrada da loja e direcionam
a luz perfeita para as poltronas, tapete e mesinhas, dentre outros móveis e
outros produtos que estarão à venda. Além de todo atendimento personalizado, há
também uma equipe disponível para transformar toda essa seleção em cestas de
presentes.
O intuito é sempre apresentar
novidades que serão garimpadas em viagens para incrementar ainda mais a gama de
produtos que estarão disponíveis na loja, bem como o formato de apresentação.
Será possível adquirir também os produtos na plataforma do e-commerce e pelo
aplicativo CJ Food.
NATURA COMO GALERIA DE ARTE
Reafirmando sua presença offline,
a Natura também teve uma mega inauguração em meio à pandemia. A mais recente
loja-conceito da rede, na rua Oscar Freire, em São Paulo, resgata o mesmo
endereço em que, em 1970, a marca teve seu primeiro ponto de venda.
Mistura de galeria de arte e
local de compras, a nova loja traz uma conexão entre o que é oferecido no mundo
digital e no real com foco na experiência e conveniência do consumidor.
Seguindo o modelo phygital
(termo, em inglês, para indicar espaços físicos que fazem conexão com
experiência virtual), o espaço possibilita ao público experimentar produtos da
perfumaria e viajar para uma comunidade da Amazônia, fonte de matéria-prima da
marca, por meio de óculos de realidade virtual biodegradável.
Dentro da nova loja também é
possível medir a hidratação da pele, analisar o fio de cabelo ou personalizar
presentes. A loja também possui trocador de fraldas oferecido pela marca Mamãe
e Bebê, estúdio de maquiagem com espelho virtual e espaço de café em meio à
natureza.
Há também um ponto de coleta
logística reversa para contribuir com a diminuição do impacto ambiental - a
cada cinco embalagens vazias retornadas das marcas o grupo Natura &Co
(Avon, Natura, The Body Shop e Aesop), os clientes receberão um novo produto
Natura.
Desenvolvida para remeter a uma
galeria de arte, a nova loja conta com várias obras assinadas pelos Irmãos
Campana, com quem a marca firmou uma parceria para a exposição “35 Revoluções”.
Inspirada na Amazônia, a dupla brasileira de artistas desenvolveu projetos
inéditos e instalações especiais para aprofundar o entendimento sobre floresta
e regeneração - totalmente em sintonia com a produção de conteúdo trabalhada
pela marca.