Agosto começou com um recado importante para mães e gestantes: a importância do aleitamento materno. O "Agosto Dourado" marca a Semana Mundial da Amamentação (de 01º a 07 de agosto). A ONU (Organização das Nações Unidas) instalou a campanha como fator fundamental para a saúde do bebê.

Para marcar a data e o Agosto Dourado em Boituva, a Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima sexta-feira (5), o 1º Fórum sobre Amamentação, com o tema "Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando". O evento será realizado no Centro de Capacitação do Magistério, das 08:00h às 17:00h.

Várias palestras com profissionais de diversas áreas estão programadas, como fonoaudiologia, nutrição, enfermagem e assistência social. Os principais temas abordados serão: "A amamentação na gestação"; "Rede Cegonha - Acolhimento da gestante no hospital"; "Os dez passos para amamentação e a importância da rede de apoio"; "Benefícios da amamentação na Saúde Bucal"; "Custo e benefício fórmula/amamentação"; "Como instalar uma unidade de coleta no município - Banco de Leite Materno - Benefícios de Doações" e "As fases do leite materno".

Saiba como participar

O Fórum é voltado para mães, gestantes, puérperas e demais interessados. As inscrições podem ser feitas por meio do seguinte link: https://bityli.com/TUWsao. Para quem não sabe, é na amamentação que o bebê recebe da mãe os anticorpos que irão protegê-lo contra doenças como diarreia e infecções, por exemplo.

Entenda o histórico

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2020, por meio do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), cerca de 53% das crianças brasileiras continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida e pelo menos 60%  até os quatro meses de idade.

Mas nem tudo são flores, ainda de acordo com esses dados muitas mães procuram por outras alternativas na hora de amamentar, como a amamentação cruzada (não recomendada), a doação de leite e uso de mamadeiras, chuquinhas e chupetas. Os motivos são diversos: as mães reclamam da falta de produção de leite ou da dificuldade da criança pegar no peito.

Participe do Fórum e saiba muito mais sobre amamentação.