Todo ano, no mês de agosto, ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), instituída pela Lei nº 13.435/2017, que fala sobre a intensificação das ações para a conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Promoção Social, convida todas as gestantes, mães que amamentam e seus companheiros, para a Semana do Aleitamento Materno, que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de agosto.

De 02 a 05 agosto, enfermeiros e médicos, juntamente com a fonoaudióloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB), vão realizar o Plantão da Amamentação, com todo suporte necessário, conforme a programação:

• Terça (02/08) – das 8h às 10h na UBSF Vila Pedroso e das 10h às 13h na UBSF Centro

• Quarta (03/08) – das 8h às 10h na UBSF São Francisco e das 10h às 13h na UBSF Di Napoli

• Quinta (04/08) – das 8h às 10h na UBSF Parque Alvorada e das 10h às 13h na UBSF Parque das Árvores

• Sexta (05/08) – das 10h às 13h na UBSF Nova Cerquilho

No dia 05 de Agosto, das 8h às 10h, na Secretaria de Saúde, será realizado um Grupo para Gestantes voltado ao aleitamento materno, com a palestra da dentista do Centro de Especialidades Odontológicas e da fonoaudióloga do Nasf-AB.

E, para encerrar a Semana do Aleitamento Materno, a Secretaria de Saúde irá realizar no sábado, dia 06 de agosto, das 8h às 11h, o 2º Mamaço no Parque dos Lagos, uma roda de conversa para troca de experiências, visando a educação, o fortalecimento e a promoção da amamentação, e o sorteios de vários brindes.

Semana Mundial De Aleitamento Materno 2022

A #SMAM2022 se concentrará no fortalecimento da capacidade de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade. Neste ano, toda a população é convidada a abraçar esta causa, pois a campanha lançada pela WABA #WBW2022 destina-se a governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades. Juntos, precisamos informar, capacitar, criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação para as famílias.

O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países.

Saiba mais: www.aleitamento.com