Cerca de 9 milhões de pessoas
começaram a ser notificadas na terça
A partir desta quarta-feira
(14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos
últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site
de mesmo nome ou pelo telefone 135.
Agora é possível saber o nome
da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está
vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”,
disponível no aplicativo.
Cerca de 9 milhões de
segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos por
entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista constate descontos
não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo,
pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Segundo o INSS, podem ocorrer
instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS
afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está
monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia
à Agência Brasil.
Para ajudar os segurados que
não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da
rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
Consulta
Para acessar a notificação, é
preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas
IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares
do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será
necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A
senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos
os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar uma
conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste
caso, basta acessar a opção "Entrar com seu banco", disponível na
página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é
preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em
“Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir
notificações”.
Golpes
O instituto reforça que
é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito
exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá
contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.